Wednesday, December 30, 2009

Mameluco Xererê

Mameluco Xererê by FrankAlmendra

Mameluco Xererê                        

Eu me criei no litoral
Pedra do Sal, Amarração
Praça da Graça, Beira do rio
Com carangueijo, com camarão
Cresci no meio do Bumba meu Boi
Correndo com a Catirina e com o Folharal
E muito cedo, ainda menino
Vim parar na capital

Cabeça de Cuia, do Parnaíba, do Poty
Mameluco Xererê, de Teresina, do Piauí

Eu sou um todo, de todo o estado
De Corrente à Luiz Correia
Festa Junina, São João, Reizado
Queima do Judas na lua cheia
Estive com os Fenícios nas Sete Cidades
E com os primeiros homens da América na Pedra Furada
Sou do sertão, fui Cangaceiro
E sou peão de vaqueijada

Cabeça de Cuia, do Parnaíba, do Poty
Mameluco Xererê, de Teresina, do Piauí

Da carnaúba, do babaçú
Saio do côco do burití
Da manga-rosa, mandacarú
Da cajuína e do sapoti
Talhado como uma obra de mestre Donato
Sou da cidade, das ruas, do campo, do meio do mato
Sou um poema de Torquato Neto
Palha, barro, aço e concreto

Cabeça de Cuia, do Parnaíba, do Poty
Mameluco Xererê, de Teresina, do Piauí

Parnaíba, Floriano, Oeiras, Piripirí
Campo Maior, José de Freitas e Canto do Buriti
Valença, Luzilandia, Cocal, Esperantina
Vou saudando minha gente, vou tomando cajuína
Piracuruca, Jaicós, Barras do Maratoan
São Raimundo Nonato, Piauí eu sou teu fã
Picos e todas outras que não cabem mais aqui
Meu abraço, meu carinho, pro meu povo do Piauí

Creative Commons License
Mameluco Xererê by Frank Almendra is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil License.

No comments:

Post a Comment